sexta-feira, 19 de março de 2010

Certidão de Batismo do Primeiro Diógenes no Brasil

Por Kennedy Diógenes

Já havia postado no blog anterior esse texto, referindo-se a um e-mail que recebi do Prof. João Felipe Trindade, meu concunhado, que é pesquisador e membro do recém criado Instituto de Genealogia do Rio Grande do Norte, tendo, como fonte, Francisco Augusto de Araújo Lima, escritor e pesquisador cearense.

No entanto, por condições técnicas, não havia conseguido incluir a fotografia do texto original do batistério, conforme postado acima, consignado em um livro eclesiástico da Arquidiocese de Natal.

Segue a transcrição da Certidão:

“Em 20 de abril de 1698 em a Capela de Sam Gonçalo do Potigi de licença minha baptizou o Padre Francisco Bezerra de Gois a Deogenes filho legitimo de Domingos Paes Botão e de sua mulher Maria da Fonseca; forão Padrinhos o Capitam João da Fonseca e Bernada da Fonseca filha da viúva Isabel Ferreira. Simão Roiz (Rodrigues) de Saa”

Interessante observar que João da Fonseca Ferreira e Domingos Paes Botão eram cunhados (a irmã de João da Fonseca era a esposa de Domingos) e ambos fundaram o município de Cascavel/CE, de acordo com o site do Estado do Ceará (http://www.ceara.com.br/m/cascavel/).

Como preconiza Augusto Lima, este é, provavelmente, primeiro Diógenes nascido em terras tupiniquins, "que deu origem à numerosa e ilustre família DIÓGENES na ribeira do Jaguaribe".

* Fonte: Prof. Francisco Augusto de Araújo Lima, pesquisador e escritor, membro do Instituto Histórico do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário