sábado, 5 de junho de 2010

Primeira visita de Lafayete e Alzira à Cristina e Lycurgo - Santana do Matos - 1939

Por Lycurgo Nunes Quarto

A foto registra a primeira visita feita por Lafayete Diógenes Maia e Alzira Fernandes Diógenes, acompanhados dos filhos Luiz Gonzaga Diógenes, Napoleão Diógenes Fernandes e Fernando Diógenes Fernandes, à sua filha Cristina Diógenes Nunes e ao genro - o então Promotor de Justiça Lycurgo Ferreira Nunes – recém-casados, residentes em Santana do Matos – RN, primeira Comarca em que Lycurgo exerceu o mister de representante do Ministério Público Estadual.
Histórica, na medida em que a referida visita se dava a título de reconciliação, uma vez que, por motivos políticos (as famílias de Lafayete e Lycurgo militavam em partidos políticos divergentes), Lafayete não queria nem aceitava o casamento de Cristina, sua filha mais velha, com um membro da família Ferreira Nunes, adversários políticos em Pau dos Ferros.
Cristina, estudando em Mossoró e morando na casa de um seu tio-avô – o Sr. Pedro Fernandes Ribeiro, o tio “Pedrinho” - e contando com a ajuda e o beneplácito do citado tio e de um casal parente e amigo (Raimundo Nonato Alfredo Fernandes/Alzenita Fernandes), programou o casamento com Lycurgo para o dia 12 de fevereiro de 1939, sem o devido consentimento ou até mesmo conhecimento dos pais Lafayete/Alzira que residiam na Fazenda Melancia. A cerimônia foi realizada na casa do casal citado, às 08:00 horas, e celebrada pelo famoso e legendário Padre Motta, amigo do noivo.
Frise-se que as rusgas e as divergências existentes entre Lafayete e Lycurgo foram logo dissipadas, tanto é que, no mesmo ano do casamento, ou seja, em 1939, Lafayete empreendeu a citada viagem em busca da reconciliação, no que obteve pleno êxito, uma vez que se tornaram amigos, aonde o respeito, a consideração e o bem querer eram mútuos e uma constante entre sogro e genro.
Lycurgo era o único genro, pois, dos doze filhos do casal Lafayete/Alzira só havia duas mulheres – Cristina e Maria Alzir – e, esta, celibatária convicta, nunca casou.

LEGENDA DA FOTO:
Da esquerda para a direita:
Adultos:
Alzira Fernandes Diógenes, com 41 anos
Lafayete Diógenes Maia, com 45 anos;
Luiz Gonzaga Diógenes, com 19 anos;
Crianças:
Fernando Diógenes Fernandes, com 05 anos e
Napoleão Diógenes Fernandes (Pipiu) com 07 anos.


quinta-feira, 3 de junho de 2010

Fórum Eleitoral Lycurgo Ferreira Nunes

A Justiça Eleitoral do RN prestou uma grande homenagem ao
Desembargador Lycurgo Nunes, quando, no dia 27 de maio de 2010, inaugurou
um moderno prédio que servirá de Fórum Eleitoral à Cidade de Pau dos
Ferros e demais cidades componentes 40ª Zona eleitoral. Deu, ao
referido fórum, o nome de "Fórum Eleitoral Desembargador Lycurgo
Ferreira Nunes".